O que é Otite?

O que é Otite?

Toda infecção do ouvido é chamada de otite. Ela é chamada de otite média quando atinge a região da orelha média, onde se localiza o tímpano, a câmara timpânica, os pequenos ossos do ouvido e a tuba auditiva (ou trompa de Eustáquio), e estabelece ligação com o nariz. Na orelha média, o som é amplificado até atingir a orelha internaa formada pela cóclea e os canais semicirculares.

Ilustração com anatomia da orelha mostrando orelha externa, média e interna.

A otite média aguda é causada por bactérias e vírus que provocam inflamação e/ou obstruções. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriadoss, infecções respiratórias ou na garganta devido à passagem de micro-organismos das vias aéreas para a orelha.

Também pode surgir devido ao inchaço das tubas auditivas por conta de alergias ou inflamações. O inchaço faz com que as secreções da orelha não sejam adequadamente drenadas para a garganta e se acumulem na orelha média, tornando a região propícia à proliferação de micro-organismos. É um tipo de otite comum em crianças, mas pode acometer pessoas de qualquer idade.

Crianças que convivem com fumantes têm maior risco, pois estão mais sujeitas a infecções do trato respiratório. Também são mais vulneráveis a essa infecção crianças com síndrome de down, as que possuem fenda, palatina, fibrose cística e as que não foram amamentadas.

Veja também: Saiba por que não devemos usar fones de ouvido por muito tempo

Fonte: Drauzio Varella

Leave a Reply

Your email address will not be published.